Macabéa me entenderia

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 |

“Macabéa entendeu uma coisa: Glória era um estardalhaço de existir. E tudo devia ser porque Glória era gorda. A gordura sempre fora o ideal secreto de Macabéa, pois em Maceió ouvira um rapaz dizer para uma gorda que passava na rua: ‘a tua gordura é formosura!’”.


Desculpe-me a fotografia, o cinema, as artes plásticas, a dança e o teatro, mas a literatura me tira o fôlego. Descobri em Clarice um refúgio. Em Macabéa  uma irmã. Tão insignificante, idiota e fascinante. Limpando o catarro na barra da combinação.

“Você sabe se a gente pode comprar um buraco?”. Sim pode, quando a gente morre tem que pagar por um, e caro. “Mulher de deputado é deputada também?”. Na teoria não, mas na prática sim, peruas ricas que gastam dinheiro público e aparecem em revistas. "Eu gosto tanto de parafuso e prego...". Eu prefiro os pregos, parafusos são muito complicados.

Como era bom conversar com Macabéa. De uma sabedoria de asno. De uma burrice acadêmica. Ela sempre questionando o mundo ao redor. Acordava mais cedo aos domingos para ficar mais tempo sem ter o que fazer. É uma pena que tenha morrido tão cedo e de forma tão brutal. Tão sábia que morre a se perguntar: ''E quanto ao futuro?''. O futuro, querida Macabéa, sabe de si

Sábado

domingo, 14 de fevereiro de 2010 |

Dia da Criação

Vinícius de Morais
I
Hoje é sábado, amanhã é domingo
A vida vem em ondas, como o mar [...]

Hoje é sábado, amanhã é domingo
Não há nada como o tempo para passar [...]

Impossível fugir a essa dura realidade
Neste momento todos os bares estão repletos de homens vazios
Todos os namorados estão de mãos entrelaçadas
Todos os maridos estão funcionando regularmente
Todas as mulheres estão atentas
Porque hoje é sábado.

2010

domingo, 3 de janeiro de 2010 |

Mudou alguma coisa?